PROJETO CONECTA TEA PREFEITURAS

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Participação No Programa Brasil das Gerais | Rede Minas

14/07/2023- Por Cenario Minas

Portal da Belotur

Novo jornal - julho 17, 2023 18:27

FAMÍLIAS TRANSFORMADAS

TREINAMENTOS, LIVROS E MENTORIAS
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CONEXÃO entre escola e família

A relação escola e família tornam-se imprescindível, pois a família como espaço de orientação, construção da identidade de um indivíduo deve promover juntamente com a escola uma parceria, a fim de contribuir no desenvolvimento integral da criança e adolescente autista.

Trabalhar a aceitação

Um dos passos mais importantes durante todos os cuidados do autismo é aceitar e encarar o problema de frente. Quanto mais cedo for o início das terapias, menores as chances de crianças com TEA acumularem atrasos, garantindo mais qualidade de vida.

Qualificação conectada.

O tema Autismo, ainda é pouco conhecido por profissionais da área da educação, bem como, por demais profissionais que tem a responsabilidade de lidar com o transtorno.  A demanda de alunos com autismo que são inseridos em ambiente escolar regular, está numa crescente descontrolada que precisa de atenção.

Desenvolvimento da criança, profissionais e responsáveis.

Ensinar habilidades importantes para o desenvolvimento, bem como, as melhores formas de intervir  em momentos de crises, agressividade, birras, dificuldades de coordenação motora, fala e comunicação.

Por quê levar o evento até a sua cidade?

Por Luiza Tenente, G1 02/04/2023 - https://g1.globo.com/educacao/noticia/

Aumento significativo de diagnósticos

Os principais fatores que destacam esses estudos estão relacionados à acesso ao diagnóstico, formação e capacitação de profissionais especializados, conscientização de pais, professores e pediatras, compreensão sobre o autismo.

Nem tudo é autismo.

O atraso no desenvolvimento pode ser trabalhado usando técnicas e intervenções semelhantes às usadas no estímulo de uma criança com TEA.

Por Fabio Rodrigues Pozzebom, Agência Brasil 27/06/2022 - https://www.cnnbrasil.com.br/saude/
Por Carla Leonardi 25 abr 2023, 12h30 https://bebe.abril.com.br/saude/

Diagnósticos são mais comuns.

Bárbara explica que esse aumento da prevalência está associado a uma maior conscientização sobre o tema. “Há um conhecimento maior em relação ao autismo e os pediatras e neuropediatras estão estudando e conseguindo fazer uma identificação cada vez mais precoce em sinais sutis, principalmente do autismo nível 1

 

O que pode acontecer quando a família e escola não estão CONECTADOS…

Segundo Fabi, na reunião, a professora teria admitido que prendeu a respiração do menino há cerca de um mês, porque ele estava em crise, dizendo que queria morrer. A intenção seria mostrar como é ruim a sensação da ‘morte’. Depois, teria dado um beijo no rosto da criança.

“Quando meu filho está em crise e não consegue fazer alguma tarefa, ele sente culpa e diz que quer morrer. Na escola, ele deve ter feito algo que não deu certo e disse isso. Fiquei horrorizada [com a reação da professora]. O Pedro já teve bronquite e crise de asma. Tampar a boca e o nariz dele? Como posso aceitar? Isso é agressão”, diz Fabi.

Evento Conecta TEA

Depois de treinar mais de mais de 20 mil famílias, relatar as maiores dores de famílias que lidam com autismo e ouvir as principais dificuldades dentro das escolas que surgiu o programa de integração Conecta TEA.

A ciência comprova que para um melhor desenvolvimento da criança com autismo, para que ele tenha sucesso na escola e uma resposta positiva aos estímulos proporcionados pelas terapias é de extrema importância que todos os envolvidos saibam lidar, compreender e como agir em cada situação.

Palestrante, escritora, mentora e mãe de uma criança autista Rayene Reis

Conteúdo abordado no evento!

usar o método de ação que trabalham os três pilares da fala e comunicação.

 

Você vai conhecer  as melhores técnicas para iniciar o processo de fala em casa, usando os pilares de brincadeiras estruturadas. 

Crises, birras e agressividade

Como Evitar e Controlar as Birras e O Que Fazer Quando Evoluir Para Uma Crise.

Como ganhar velocidade no desenvolvimento  usando o pouco tempo, com qualidade.

 Assim como o tempo pode se tornar um grande vilão, ele também pode ser o seu maior aliado. Como inserir fundamentos nas brincadeiras reduzindo o tempo de telas.

Identificando os melhores profissionais

Como identificar e escolher os melhores profissionais para acompanhar as crianças e famílias.

Sinais que indicam o autismo

 Como encaminhar a criança e comunicar a família sobre a necessidade da busca por apoio de um profissional especializado em autismo.

Cuidar da mãe é tão Importante quanto cuidar do filho.

Mentalidade necessária para lidar com as adversidades.

Como gerar conexão sem ruídos.

Como dividir as responsabilidades fazendo a criança ser a mais beneficiada em todo o processo.

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Conheça o exemplar O MUNDO NÃO VAI MUDAR PORQUE SEU TEM AUTISMO

Registro ISBN: 978-65-999934-0-4
CDD-616.858820092

Um livro escrito com uma linguagem simples de mãe para mãe.

(Capítulo 1) 29 sintomas que podem alertar para o autismo.

Como identificar sinais de alerta para o autismo e o que fazer após identificar os sinais.

(Capítulo 2)  Profissionais e metodologia aplicada

Quais profissionais recorrer quem pode diagnosticar e tratar.

(Capítulo 3)  O que é ABA?

Qual ramificação escolhi, o que significa ABA, e como essa ciência pode te ajudar.

(Capítulo 4) ABA Aplicado em brincadeiras – Fundamentos e ferramentas.

Como dar fundamentos as brincadeiras tornando-se mais interessante do que as telas e celulares. 

(Capítulo 5)  Estratégias para estimular a Fala e comunicação

Você vai conhecer  as melhores técnicas para iniciar o processo de fala em casa, usando os pilares de brincadeiras estruturadas. 

(Capítulo 6) Como lidar com as birras, crises e comportamentos agressivos

Descubra as melhores técnicas para controlar a situação e saiba diferenciar cada momento.

(Capítulo 7) Desfralde

A Forma mais eficaz para fazer o desfralde.

(Capítulo 8) Autismo na escola

O passo a passo para fazer o aluno autista ter sucesso na escola.

(Capítulo 9) Seletividade Alimentar

Como estimular a alimentação saudável para uma criança seletiva.

(Capítulo 10) Não é sobre autismo, é sobre você!

Como superar o diagnóstico  e manter mentalidade positiva. 

Sem termos técnicos e palavras difíceis.

Brincar parece fácil!
Difícil é tirar as crianças dos aparelhos eletrônicos.
Mas o que pode acontecer com crianças que não brincam?
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Amadurecimento precoce

Ao invés de serem apenas crianças, elas desempenham o papel de adultos – que deveria ser exclusivo dos seus pais.

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Falta de criatividade

No momento da brincadeira, o mundo que eles criam torna-se real e incentiva a fantasia.

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Dependência dos pais

As crianças que não brincam ficam mais inseguras e não conseguem ser independentes.

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Desenvolvimento prejudicado

Crianças que não brincam possuem mais dificuldade para aprender a engatinhar, andar, falar, escrever, ler, etc.

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Timidez

Crianças que não brincam livremente são mais suscetíveis a desenvolver uma timidez em níveis elevados.

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Dificuldade de relacionamento

A ausência das brincadeiras na infância bloqueia as habilidades sociais, como a capacidade de conviver em sociedade.

"Brincar é coisa Séria"

Você vai ensinar a criança habilidades importantes para o desenvolvimento, aplicando estratégias nas brincadeiras cotidianas.

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Desenvolva habilidades de pensamentos criativos.
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Cooperação e desenvolvimento social.
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Capacidade de resolver problemas
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Diversão e interação familiar.
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Independência natural e espontânea
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Menos Jogos, Celulares, Tablets, YouTube e Netflix.

São milhares de alunas e alunos e centenas de milhares de famílias impactadas pelos conteúdos.

QUEM É Rayene reis

Rayene Reis é assistente terapêutica, especializada em ABA, metodologia DENVER de intervenção precoce.

Escritora e mãe de dois filhos, o Davi de 7 anos e a Riane de 5 anos.

Após passar por todo o processo de uma mãe ao descobrir autismo na filha, buscou rapidamente o entendimento sobre o assunto autismo infantil e se especializou como assistente terapêutica.

Hoje, comemora a evolução da caçula, após 2 anos de intervenções,  QUE SAIU DA CONDIÇÃO DE AUTISMO SEVERO (GRAU 3) PARA AUTISMO LEVE (GRAU 1).

Em consequência, hoje já ajudou mais 20 mil famílias, com seus treinamentos e livros. E agora, apresenta seu plano de acompanhamento individual.

Rayene Reis

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